Tipo de bronze perfeito para suportar altas cargas estáticas em baixa velocidade. Tem excelente resistência à corrosão. Sua utilização é feita para fabricar peças deslizantes submetidas a cargas e na composição de coroas. O bronze de alumínio é uma dessas variações do bronze, em que o alumínio é o principal metal adicionado ao cobre. Normalmente possuindo cor dourada, este tipo de bronze é reconhecido por ter alta força e resistência a corrosão comparado com outras ligas de bronze, sendo resistente até mesmo a corrosão da água do mar. 

O que faz o bronze de alumínio ser um metal resistente é exatamente o alumínio que o compõe, que reage com a atmosfera (oxigênio) e forma uma camada fina e resistente de alumina (óxido de alumínio), que age como uma barreira de proteção nas ligas ricas em cobre. 

O bronze de alumínio é muito utilizado onde a resistência à corrosão é necessária, pois este tipo de metal é mais resistente neste quesito em relação aos outros. Esta liga metálica está presente nos componentes para motores e hélices de navios e em outros equipamentos navais, em joias por conta de sua cor dourada, em trens de pouso de aviões, em certas estruturas em construções de prédios, em indústrias petrolíferas e petroquímicas, no fornecimento de água, na confecção de moedas de diversos países e em aplicações de materiais anticorrosivos especiais.