A bucha de bronze da IPM Bronze é uma haste de liga metálica homogênea. Sua composição é fruto da mistura entre cobre e estanho. Apesar dessas duas substâncias serem mais comuns na constituição do bronze, há a possibilidade de conter alumínio, manganês, fósforo, silício e chumbo, cada mistura com sua função e característica única.
A bucha de bronze tem formato cilíndrico, vazado em seu interior, como um cano, e é usada principalmente para a sustentação de eixos. Sua propriedade de deslizamento a torna ideal para o uso em indústrias e máquinas que precisam de baixo atrito para funcionar. Essas especificações tornam a bucha de bronze da IPM Bronze úteis para:
- Sistemas de suspensão e freio para automóveis de grande porte;
- Indústrias metal-mecânicas, siderúrgicas e metalúrgicas;
- Ferramentas do agronegócio, como tratores e colheitadeiras;
- Geradores;
- Turbinas hidráulicas.
A bucha de bronze da IPM Bronze
Um dos focos principais da IPM Bronze é a fabricação de peças de bronze, fornecendo materiais para usinagem, ferramentarias, caldeirarias e vários outros tipos de indústrias, desde as mais simples às mais variadas. Tudo é feito com os melhores materiais e processos de fundição, por isso a bucha de bronze da IPM Bronze é usada em tantos segmentos industriais importantes para o país.
Por ser fabricada com material de excelente qualidade, a bucha de bronze da IPM Bronze e é cheia de vantagens, confira:
- Resistência a altas temperaturas por ser fundida com materiais de qualidade;
- Perfeita para diversos tipos usinagem;
- É anti-fricção e, por isso, pode ser usada em equipamentos que precisam de baixo atrito para funcionar;
- Permite polimento;
- Possui grande durabilidade;
- Mantém a lubrificação por mais tempo;
- Agilidade de uso ao entrar em contato com outras peças.
Como é fabricada a bucha de bronze?
A fabricação da bucha de bronze começa com a fundição do bronze. O bronze comum é uma liga metálica de cobre e estanho, mas dependendo da função da peça fabricada, pode conter alumínio, manganês, fósforo, silício e chumbo.
As buchas de bronze podem ser feitas com quase todos os tipos de ligas, como as seguintes:
Bronze fosforoso:
CuSn – SAE65, Bz12 e Bz14: de cobre e estanho, essa bucha de bronze é indicada para trabalhar com cargas pesadas e necessita de boa lubrificação.
CuSnZn – SAE62 e SAE620: resistente à corrosão e água do mar, é constituída por cobre, estanho e zinco. Ideal para trabalho com cargas médias.
CuSnPb – SAE64 e SAE660: bucha de bronze de liga metálica constituída por três elementos: cobre, estanho e chumbo. É muito resistente à corrosão e é anti-fricção, o que a torna capaz de trabalhar sem lubrificação por bastante tempo.
Bronze TM-620: essa bucha de bronze demanda lubrificação constante, mas pode carregar grande carga sem dificuldades.
Bronze alumínio:
CuAl – SAE68-B: liga de cobre e alumínio indicada para quando é necessária excelência em propriedades mecânicas, como resistência à cavitação, desgaste, vibrações e corrosão. Exige boa lubrificação para funcionar bem.
Bronze Maganês:
CuZnAlMn – SAE 430-B e SAE 43: essa bucha de bronze é fundida a partir de cobre, zinco, alumínio e manganês. Possui resistência à corrosão e é capaz de suportar cargas estáticas altas em baixas velocidades.