O Bronze é derivado da mistura entre estanho e cobre,mas também pode se originar a partir de uma mistura entre zinco e chumbo, o bronze é muito resistente à corrosão, e também muito flexível, podendo ser reaproveitado para outras aplicações, o que não acontece com ligas obtidas a partir da fusão de ferroe cobre, vamos apresentar aqui algumas das principais opções que a IPM Bronze oferece: 

Bronze manganês

Essa liga possui ação anti-corrosiva, e suas aplicações pode ter varias utilidades na industria de maneira otimizada ao sistema operacional.

A IPM Bronze oferece o bronze 430, também conhecido como bronze manganês, pode ser entregue em formatos como cilindros hidráulicos, componentes de pontes rolantes, cames e suportes de alta resistência.

 

Bronze alumínio

O bronze alumínio, apresentam ótima resistência à corrosão, e uma de suas ligas o bronze SAE430B é indicado para suportar cargas estáticas extremamente altas em baixa velocidade, já a liga de bronze SAE68B é indicado para fabricação de peças deslizantes submetidas a cargas e choques extremamente altos e  as coroas mais solicitadas, já o bronze SAE68D é similar ao SAE68B, porém com características mecânicas bastante distintas.

O bronze alumínio, de uma forma geral tem seu principal uso em motores e hélices de navios, bem como em outros equipamentos navais, em joias, em trens de pouso de aviões, em estruturas de construções de prédios, indústrias petrolíferas e petroquímicas, no fornecimento de água, na confecção de moedas de diversos países e em aplicações de materiais anticorrosivo especiais.

 

Bronze industrial

Também conhecida como TM23, essa liga é destinada a pequenas peças, pois opera bem em velocidade e pressão baixas.

Composto pelas ligas de Cu/Sn/Pb o bronze industrial, é versátil e usado para fins gerais, com propriedades de antifricção suficiente e boa resistência média, indicado na fabricação de pequenas peças, cujas velocidades e pressões superficiais são moderadas.

 

Bronze fosforoso

O bronze fosforoso também é conhecido como bronze 65se trata de uma liga com muita resistência mecânica e química, sendo muito prático para atividades produtivas. Peças fabricadas com essa liga de bronze suportam cargas mecânicas e nunca enferrujam e nem oxidam, podendo trabalhar em condições estremas e ficar em contato com produtos químicos diversos sem apresentar deformações.

Aplicações: mancais, coroas, guias deslizantes, engrenagens, buchas, anéis e pistões, por exemplo.

 

Bronze grafitado / sintetizado

Esse produto, foi desenvolvido pela IPM Bronze, para processos auto lubrificante, por isso o material é poroso, se diferenciando de outras ligas de bronze e tem consistência anti-fricção.

Esta liga pode ser aplicada no formato de mancais auto lubrificantes, buchas deslizantes, materiais rodantes, e outras aplicações e é bastante usada na Indústria naval, automotiva e de eletrodomésticos.