Além de se tratar de um metal muito usado comercialmente no seguimento de semi joias, também como premiação na confecção de medalhas o que é mais comumente visto pelas pessoas em gerais, o Bronze também é vastamente explorado na Indústria podemos ser encontrado em diversos formatos como: Rolamentos, Válvulas, Tubos, Ligas de bronze em tarugo, Buchas cilíndricas bronze, Flanges, Blocos de bronze, Quadrados de bronze, Materiais Sextavados, Discos de bronze, Anéis de bronze e outros formatos.
Esses são apenas alguns exemplos de formatos para o dia a dia da indústria e por isso são os formatos mais comuns comercializados aqui na IPM BRONZE.
Pelo fato de seu uso ser técnico e muitas vezes seguirem normas rigorosas em sua aplicação, a qualidade da liga é essencial, por isso seguimos rigorosamente esses padrões de qualidade.
A IPM Bronze produz peças seguindo as normas:
- ABNT
- BS
- JIS
- UNS
- SAE
- entre outras
Com quase 40 anos de mercado e IPM Bronze é referencia no mercado nacional no fornecimento de bronze, com algumas de nossas peças a pronta entrega ou peças personalizadas feitas por meio de desenho técnico.
Dentre as principais ligas que oferecemos se destacam o Bronze Manganês, Bronze Fosforoso, Bronze Industrial, Bronze Alumínio, e o Bronze Grafitado / Sinterizado.
O bronze de forma geral
Não só usado na indústria, o Bronze pode ser usado em obras artísticas, como estátuas e esculturas, sua maleabilidade e coloração escura, faz desse material um dos preferido pelos principais artistas do ramo. Para esse segmento em especial, precisa ser usado também o chumbo e o zinco na formação da Liga de Bronze, assim fica mais fácil a fundição dos material.
O Bronze também é muito usado na produção de sinos, nesse caso é empregado uma significativa quantidade de estanho para a formação de peça ser viável.
Outra aplicação muito usada é na produção de engrenagens, já que para isso a liga precisa ter baixa fricção, quando em atrito com outros metais, nesse caso o bronze se torna muito recomendado! Por conta de todas essas particularidades o bronze se torna muito usado em maquinários e outros componentes industriais.
Cuidados com o Bronze
O bronze leva uma patina que serve de proteção para que o metal não oxide, isso o torna um pouco mais escuro e sem brilho, mas após a produção da peça, essa recebe também uma camada de laca, revestindo a peça e trazendo maior proteção! É por isso que as peças em bronze que ganham esse acabamento devem ser escovadas e não polidas, para não remover essa cama de proteção do material.
Como é formado uma Liga de Bronze?
Em sua composição o bronze normalmente leva Manganês, Fósforo, Silício, Alumínio e Chumbo.
Com a variação da proporção desses materiais é possível obter diversas ligas de bronze.