A indústria de metalurgia brasileira é uma das mais fortes do mundo. Por aqui, no ano de 1587, foi fundada a primeira fábrica de ferro da qual se tem notícia e as forjas construídas após este período funcionaram até 1616. A partir da década de 80, o segmento ganhou destaque, com a exportação brasileira de aço saltando de 11,6% da produção para 43%.
O Brasil está entre os dez maiores produtores de aço do mundo e, por isso, desenvolve
constantemente tecnologias voltadas para a metalurgia, que é a ciência que estuda e gerencia os metais. Este processo vai desde a extração no subsolo até sua transformação em produto.
Quer entender melhor o cenário da indústria metalúrgica no Brasil? A gente te conta a
seguir!
O que é a indústria de metalurgia
Como já dissemos, a metalurgia é a ciência que estuda e gerencia os metais desde sua
extração do subsolo até sua transformação em produtos. Ela engloba um conjunto de
procedimentos e técnicas para fabricação, fundição e tratamento dos metais e suas ligas.
De forma geral, podemos dizer que a indústria metalúrgica básica compreende cinco grupos de atividades: produção de ferro gusa e de ferroligas; siderurgia; fabricação de tubos, exceto em siderúrgicas; metalurgia de metais não ferrosos e fundição.
Em São Paulo, por exemplo, há prevalência maior de empresas ligadas à metalurgia de
metais não ferrosos. A produção é mais forte do que a fabricação de produtos siderúrgicos e de tubos.
Como surgiu a metalurgia
Desde muito cedo, o homem aproveitou os metais para fabricar utensílios e materiais. São muitos os exemplos, mas podemos citar o cobre, o chumbo, o bronze, o ferro, o ouro e a prata, que tiveram amplo uso na antiguidade.
Os primeiros altos-fornos apareceram no século XIII. Depois, a indústria metalúrgica teve novo impulso no século XVIII com a revolução industrial.
O metalúrgico, inclusive, é um dos profissionais mais antigos da história, pois eles já
existiam desde a Idade dos Metais. No Brasil, a metalurgia ganhou impulso a partir dos anos 30.
De acordo com um estudo feito pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), com base em dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho (MT), há cerca de 2 milhões e 400 mil metalúrgicos no Brasil, sendo 460 mil mulheres.
Qual é a situação da indústria do metal no Brasil?
Desde 2021, o mercado metalúrgico brasileiro tem sido favorável. As indústrias automotivas e de petróleo são as maiores consumidoras do aço de alta tecnologia, além de outras ligas metálicas para a fabricação de peças.
Em 2021, o Brasil ocupou o nono lugar mundial como o maior produtor de aço, o que
resultou num crescimento de 14,7 % em relação a 2020.
O alumínio é um dos metais de maior procura, além do bronze e suas ligas. Para o Brasil, a demanda de metais continua em crescimento para os setores de construção civil e transportes.
Novos estudos sobre o cobre apontaram a eficiência no seu uso no mercado agropecuário e também sanitário. No mercado de saúde, as propriedades sanitárias do cobre tendem a ser exploradas por diversos setores. Este metal já é utilizado para a fabricação de diversos tipos de instrumentos médicos hospitalares, pois reduzem o tempo de vida de vírus, bactérias e fungos.
A indústria metalúrgica do Brasil tem ótimas perspectivas e cresce muito. Vale a pena
apostar em bons fornecedores e investir em produtos de qualidade, como os da IPM