Quando falamos em indústria de base, a indústria metalúrgica é uma das mais importantes, sabia? Isso porque ela está por trás de outros grandes mercados, como o automotivo, de comunicação, tecnológico e até da medicina. Ele é responsável, ainda, pela produção de matéria-prima para setores que dependem dos metais.
Entender o que é e como funciona a indústria automotiva é essencial para compreender como são confeccionados os produtos e como as ligas metálicas são fabricadas. Seja na confecção de utensílios domésticos ou na confecção de peças para a indústria, a metalurgia está presente em nosso dia a dia.
Veja, a seguir, como funciona a indústria metalúrgica e quais são os benefícios que ela traz ao nosso dia a dia!
O que é indústria metalúrgica?
A indústria metalúrgica é focada na transformação de metais em produtos que servem de matéria-prima e peças para produção de outros itens. Em geral, seu funcionamento se baseia no derretimento de metais ferrosos e não ferrosos.
Os metais ferrosos são ligas de ferro e carbono, que podem conter, em sua composição, outros elementos químicos. Aqui, podemos citar crômio, fósforo, cobre, silício, enxofre, manganês, entre outros.
O uso mais comum destes metais é na fabricação de utensílios domésticos, como panelas e baixelas em inox. Também são usados em ferramentas, perfis estruturais para construção civil, latas para bebidas, etc.
Já os metais não-ferrosos são mais duráveis e resistentes à corrosão. Como o nome diz, não contêm ferro em sua composição. Entre eles, alguns dos mais comuns são o alumínio, o cromo, o chumbo e o cobre.
O principal uso desse tipo de metal é na fabricação de:
- Tubos de água e cilindros para instalação de aquecimento central, de válvulas, bombas e hélices na construção naval, de fios elétricos, cabos e condutores (cobre);
- Turbinas para aviões (níquel);
- Placas de circuitos impresso (silício);
- Componentes de fornos e eletrônicos (cromo).
De forma geral, a indústria metalúrgica se divide em três tipos:
1. Fundição
Especializada na fabricação de peças para outras indústrias — com o derretimento de metais. O objetivo é, posteriormente, colocá-los em matrizes até que esfriem e tomem a forma da peça a ser utilizada.
2. Soldagem
A soldagem é o processo de juntar duas ou mais peças de metal. O processo é feito utilizando o calor e um metal de solda para colar os materiais — com o objetivo de formar uma determinada peça.
É muito usada no setor metalmecânico, construção civil, automobilístico, entre outros.
3. Usinagem
Dá forma a uma peça específica de metal. A diferença da fundição é que, aqui, não são usados moldes.
As peças metálicas brutas ganham forma através do corte e desbaste com lâminas ou produtos químicos, que podem atuar em vários ângulos.
O que a indústria metalúrgica produz?
A indústria metalúrgica cumpre um importante papel na produção de bens de consumo. Além disso, ela tem destaque na produção de materiais para as demais indústrias.
Algumas matérias-primas que dependem da indústria metalúrgica são:
1. Ferroligas
2. Ferro-gusa
3. Metais não ferrosos
4. Tubos
5. Siderurgia
6. Fundição
Precisa de ligas metálicas? Fale conosco! A IPM Bronze tralha na produção de diferentes tipos de ligas, para as mais variadas aplicações.