O fósforo é um elemento químico com alto potencial de oxidação que pertence á família dos não metais, quando ocorre a união com o estanho e o cobre, esse não metal é capaz de oferecer grandes vantagens para fabricação de materiais. O uso do fósforo faz com que o bronze se torne mais resistente ao desgaste e endurecimento.
Existem diferentes métodos de produção do bronze fosforoso, mas o mais o comum é o método de fundição. Veremos a seguir alguns dos passo a passo mais conhecido!
Seleção e preparação dos materiais: os materiais necessários são cobre, estanho e fósforo. Eles são passados e misturados em proporções precisas de acordo com a liga desejada.
Fusão: os materiais são colocados em um forno de fusão e aquecidos até que derretam e se misturem completamente.
Desgaseificação: o material fundido é agitado e mantido em uma temperatura elevada para remover qualquer gás que possa estar presente.
Vazamento: o metal líquido é despejado em moldes pré preparados de acordo com as dimensões desejadas.
Resfriamento: o metal é deixado esfriar dentro do molde até que solidifique.
Remoção do Molde: o molde é removido para revelar o produto final.
Existem vários métodos de fundição utilizados para o bronze fosforoso incluindo:
-
Fundição em molde de areia
-
Fundição em molde de casca
-
Fundição em molde de cera perdida
-
Fundição em molde de grafite
Cada tipo de molde tem suas próprias vantagens e desvantagens e é selecionado de acordo com tamanho, forma e complexidade da peça desejada.
Entender como a produção do bronze fosforoso funciona é vital importante para que entenda qual aplicação ele será destinada. E mais ainda, confiar em uma empresa de qualidade para produção e comercialização é importante, por isso confie na IPM Bronze, a número um em toda região!