O bronze é uma liga metálica produzida a partir da combinação de bronze e estanho. Esse método de transformação percorre um longo caminho para que o consumidor possa usar a liga, sabia? O bronze industrial, um dos produtos mais buscados do mercado, é exemplo de como a produção deve ser bem feita, seguindo boas práticas e diretrizes, inclusive em relação ao meio ambiente.
Os processos de produção de bronze são importantes não somente para se certificar a boa qualidade do material, mas também para garantir a segurança do local e/ou do serviço no qual o item será aplicado.
As ligas de bronze são muito usadas em vários segmentos da indústria, mas você sabe quais são os processos pelos quais o bronze é submetido até que seja entregue ao consumidor? Veja!
Como são fabricadas as ligas de bronze
As ligas de bronze são provenientes da fusão de dois ou mais componentes, sendo que um deles precisa ser metal. Este tipo de material é indicado para situações que requerem propriedades específicas, tais como elétricas, térmicas ou magnéticas.
Na fabricação do bronze, que é um material comprometido com o meio ambiente, pois não polui, existem algumas etapas. São elas:
Processo de fusão
Para criar uma liga de bronze, primeiramente, é fundido o material que tem o ponto de fusão mais alto.
Na sequência, os demais elementos vão sendo adicionados. É importante dizer que não há alterações no produto final, mesmo que a ordem dos componentes seja alterada ou que todas as partes da liga do bronze sejam fundidas ao mesmo tempo.
Ligas metálicas produzidas em grandes quantidades podem ser feitas em diferentes tipos de fornos elétricos, para facilitar o trabalho. No caso do bronze, o próprio processo de obtenção do metal já consiste na preparação das ligas metálicas.
Processo de compressão
Aqui, porções adequadas de cada um dos componentes da liga metálica são submetidas a altíssimas pressões. É com esta técnica que são obtidas as ligas com elevado ponto de fusão, além daquelas cujos componentes não são capazes de se misturar em estado líquido.
Como evitar que a liga metálica oxide
Grande parte das ligas metálicas pode acabar se oxidando, pois elas passam muito tempo expostas ao sol e, sobretudo, a ambientes úmidos.
Pensando nisso, são empregadas técnicas para evitar a deterioração e assegurar que o produto chegue ao mercado em boas condições. Algumas delas são as pinturas protetoras ou a formação de ligas baseadas em outros elementos, que, por si só, reduzam a conexão com polos elétricos que causam a oxidação.
O bronze é uma das ligas metálicas mais limpas e, por isso, não traz prejuízos ao meio ambiente se for bem confeccionado. Conte com a IPM Bronze para ter segurança na aquisição desses produtos!