Como já vimos em artigos anteriores, o bronze é uma mistura entre dois elementos fundamentais para o nosso cotidiano, o cobre e o estanho. A dureza que o bronze pode vir apresentar, está totalmente ligada com a adição de componentes que ele poderá conter, no máximo, 12% do valor total. Apesar da incrível durabilidade que o estanho pode oferecer, o cobre conta com mais um elemento importante para garantir a rigidez, resistência mecânica e evitar o desgaste: o fósforo. A partir dessa mistura, que surge o metal que vamos abordar nesse artigo, o bronze fosforoso.
O fósforo é um elemento químico com alto potencial de oxidação que pertence à família dos não metais, quando ocorre a união com o estanho e o cobre, esse não metal é capaz de oferecer grandes vantagens para a fabricação de materiais. O uso do fósforo faz com que o bronze se torne mais resistente ao desgaste e endurecido.
Por mais que a nomeação seja bronze fosforoso, o fósforo é o elemento menos abundante na composição dessa liga, podendo chegar a no máximo 1% em relação as outras matérias-primas. O bronze fosforoso é muito utilizado, justamente por sua excelente usabilidade e grande facilidade no processo de soldagem, além dessas vantagens ele é bastante resistente contra a corrosão e capaz de conduzir eletricidade.
Sendo assim, a densidade dessa matéria-prima varia bastante, porém, seguindo determinada medida.
Aplicações do Bronze Fosforoso na indústria
Essa liga pode ter várias aplicações, sendo assim, quanto mais fósforo o produto mais resistente ele será a desgastes e menor será sua necessidade de lubrificação para conservação.
De forma geral, o bronze fosforoso pode ser aplicado em determinados segmentos:
- Mancais
- Coroas
- Engrenagens
- Anéis de vedação
- Componentes de válvulas
- Elevadores
- Empilhadeiras
- Pontes Rolantes
- Flanges e conexões
- Buchas para prensa
- Guias deslizantes
A procura por produtos a base de bronze fosforoso se dá principalmente por seu potencial anticorrosivo, propriedades mecânicas de alta qualidade e excelente resistência contra a abrasão. Sendo assim as peças fabricadas a partir dessa matéria-prima podem ser feitas sob medida justamente para atender qualquer que seja a necessidade do consumidor. Portanto, o uso dessas ligas metálicas se faz presente em determinados segmentos industriais como as navais, alimentícias, sistemas hidráulicos e equipamentos marítimos.
Por fim, o bronze fosforoso é uma liga bastante importante para todos os setores que fazem parte do nosso cotidiano, assim, é de vital importância que as indústrias optem por um fornecedor de qualidade e que possa garantir resistência para essa tão preciosa, nesse campo a IPM Bronze é de grande renome. Trabalhando apenas com os melhores produtos, atendimento e melhor custo benefício da região.