O bronze é um metal que surge da junção do cobre com o estanho. Muito conhecido por dar origem a joias e medalhas olímpicas, ele vai muito além e pode ser aplicado também à indústria. Dependendo de sua composição, ele dá origem a variações do bronze, formando outros tipos de liga, como o bronze industrial.
O bronze pode incorporar outros elementos, como alumínio, silício, manganês, fósforo e chumbo, formando diversos tipos de ligas de cobre e dando início a diversas variações do bronze.
Quer entender melhor as utilidades do bronze industrial para o dia a dia e como essa liga é formada? Acompanhe as nossas dicas!
Principal utilização do bronze industrial
Embora seja utilizado em diversas partes e possua muitas variações, o bronze é amplamente aplicado em joias como anéis, colares, brincos, e até em medalhas. Pode, ainda, ser usados em estátuas, sinos, rolamentos, tubos, válvulas ou utensílios domésticos.
Na indústria, o bronze é importante na fabricação de engrenagens, pois ele possui uma fricção muito pequena quando entra em contato com os demais metais. Assim, é muito usado em diversas máquinas.
Para objetos em geral, o bronze possui uma característica de cor escura e sem brilho, pois tem uma patina que se forma sobre ele, protegendo o objeto da oxidação. Quando vendidos, eles ainda são revestidos por uma camada de laca, que protege a patina e o metal.
Onde o bronze industrial é aplicado
Na história da humanidade, o Bronze é uma das ligas mais antigas, com mais de 3 mil anos de existência. Tendo como importante característica a flexibilidade, ele é bastante utilizado porque pode ser trabalhado de forma consistente, o que gera beleza e resistência acima da média.
Algumas aplicações do bronze industrial são:
-
Produção de parafusos;
-
Equipamentos de usinas;
-
Aparelhos elétricos;
-
Ferramentas;
-
Revestimento de motores;
-
Materiais hidráulicos;
-
Engrenagens em geral.
Precisa de bronze industrial? Fale conosco! Nossos especialistas podem te ajudar a encontrar o melhor produto, de acordo com a sua necessidade.