Bronze SAE 68-A, Bronze SAE 68-B, Bronze SAE 68-C e Bronze SAE 68-D: como diferenciá-los?

O bronze é um metal extremamente versátil, sendo assim, sua aplicação pode variar de segmento para segmento dentro das indústrias. Usualmente encontrado em engrenagens, rolamentos, válvulas, tubos, buchas cilíndricas, flanges, discos de bronze e demais objetos que são essenciais para várias indústrias. E por falar em indústrias e a relação com o bronze, normalmente, são bem exigentes quando o assunto é o próprio bronze, visto que, há padrões e normas que são obrigadas a seguir.

Não apenas em segmentos industriais, o bronze pode ser encontrado em campos artísticos, desde obras de arte até as estátuas. Neste caso, ele vai precisar de uma adição a mais de chumbo e zinco para que seja possível obter as propriedades indicadas para a determinada finalidade.

Basicamente o interesse do bronze na produção de acessórios e objetos é seu baixo custo benefício. Quando comparado com o ouro e prata, o bronze apresenta uma excelente rentabilidade, assim, mais projetos podem ser desenvolvidos e menor será o gasto feito pelo cliente. Porém, o baixo custo não é única qualidade que podemos encontrar com o bronze, é um metal que aguenta alto ponto de fusão, alta dureza, ótima resistência mecânica, capacidade de ser transformado em fios, excelente condutor de calor e eletricidade e grande capacidade de acabamento, podendo assim ser facilmente polido. Como todo metal, o bronze apresenta uma subdivisão, que nada mais se trata de que uma adição amais de outro metal, nesse caso veremos as divisões do bronze alumínio.
O bronze alumínio, é um tipo de metal que apresenta em sua composição grande quantidade de alumínio. Sendo bastante utilizado em diversas aplicações justamente pela alta força e excelente resistência contra a corrosão quando comparado as demais ligas do bronze. O atrativo de sua tonalidade dourada também facilita bastante o uso dele em diversas peças de joalherias.

Veremos a seguir as subdivisões do bronze alumínio e suas principais funções:

  • Bronze SAE 68-A: Esse material apresenta excelente resistência mecânica, á corrosão e ao desgaste. São extremamente tratáveis termicamente, sendo bastante indicado para a construção naval, indústrias químicas e alimentícias, hélices e equipamentos marítimos.
  • Bronze SAE 68-B: Apresenta boa resistência, á corrosão e ao desgaste. Alta resistência combinada com uma ductilidade apresenta determinadas vantagens como por exemplo, baixo coeficiente de fricção em relação ao aço, além claro, podem ser tratados termicamente. Indicado para o uso em banho de decapagem, porcas, parafusos, alicates para solda, buchas de laminadores e equipamentos marítimos.
  • Bronze SAE 68-C: É a liga mais conhecida do bronze alumínio, sendo utilizado em diversas aplicações de serviços pesados.
    Sendo bastante recomendada para carga elevada, aplicações de alto desgaste que exigem à tração, boa ductilidade, soldabilidade ou até mesmo excepcional resistência contra a fadiga e deformação em situações de sobrecarga, além de, boas características antiatrito. É uma liga bastante utilizada no segmento automotivo, industrial e marítimo.
  • Bronze SAE 68-D: Essa liga é indicada principalmente para mancais deslizantes com cargas e choques extremamente altos, coroa altamente solicitada, apresentam boa resistência e boas vibrações. Outro detalhe bastante importante é que essa liga exige boa lubrificação. Encontrados usualmente em, mancais, buchas, coroas, engrenagens, assento, guias, pinhões, sapatos e etc.

Agora que já entendemos um pouco mais sobre a diferença entre as ligas do bronze alumínio, vemos ainda mais a necessidade de investir em um fornecedor de qualidade. A IPM Bronze é referência no mercado de bronze, trabalhando apenas com a melhor matéria-prima já encontrada, garantindo sempre, o melhor atendimento e o melhor custo benefício.

Entre já em contato com a IPM Bronze e solicite já seu orçamento!

Deixe uma pergunta