Quais segmentos o bronze industrial atendem necessidades?

O bronze é um metal que surge da junção do cobre com o estanho. Talvez seja bastante conhecido pela fabricação de joias e medalhas olímpicas. Além disso, ele pode ter outros elementos (alumínio, silício, manganês, fósforo, chumbo) em sua composição, formando diversos tipos de ligas de cobre e dando início a diversas variações do bronze.

Este metal começou a ser utilizado na Antiguidade para a fabricação de armas e ferraduras, mas era muito caro. Desta forma, quem possuía uma espada de bronze, além de ter uma arma mais leve e resistente, tinha o status. Porém, viu-se que ele podia não ser assim tão resistente para este uso. O período de utilização do bronze nesta época foi tão grande que se passou até a chamar Idade do Bronze.

Para entender melhor sua aplicação e importância, conhecer as propriedades do bronze ajuda a ver porque ele é utilizado para certos fins. Fica mais fácil entender as suas propriedades comparando-o com o aço, que é um metal mais conhecido popularmente. Lógico que ele perde para o aço em quase todas as propriedades, mas ganha do ferro. O cobre ponto de fusão mais baixo, podendo ser mais pesado do que o aço, mas mais leves se feitos com ligas de cobre com alumínio ou silício. Além disso, são mais macios e também menos resistentes que o aço. Em contrapartida, é melhor condutor de energia e calor que o aço (a maioria deles), tendo um custo mais elevado também.

Embora seja utilizado em diversas partes e possua muitas variações, o bronze industrial é amplamente vendido em joias, sendo anéis, colares, brincos, medalhas, etc. Com a utilização dos demais elementos, o bronze ganha diversas aplicações e é adaptado de acordo com a necessidade da atividade. Pode ser usados em estátuas, sinos, rolamentos, tubos, válvulas, utensílios domésticos, etc. em cada caso, ele é feito com ou sem adição de algum outro elemento.

Quando utilizado na fabricação de estátuas, o bronze industrial possui um pouco de chumbo e zinco; no caso dos sinos, ele utiliza mais estanho; já para peças de máquinas e tubos que precisam ser mais resistentes, ele usa fósforo para ficar duro e chumbo para ser mais fácil sua fundição.

Ele é importante ainda na fabricação de engrenagens, pois ele possui uma fricção muito pequena quando entra em contato com os demais metais. Assim, é muito usado em diversas máquinas e indústrias.

Para objetos em geral, o bronze industrial possui uma característica de cor escura e sem brilho, pois possui uma patina que se forma sobre ele, protegendo o objeto da oxidação. Quando vendidos, eles ainda são revestidos por uma camada de laca, que protege a patina e o metal. Devido a isso, o objeto de bronze deve ser escovado suavemente, mas nunca polidos, pois isto pode retirar esta proteção do metal.

E para você que está precisando de um bom bronze industrial confie na IPM Bronze a melhor em toda região!