Qual a origem do bronze fosforoso?

O bronze é formado da mistura do cobre com estanho. A dureza do bronze está diretamente relacionada à quantidade de estanho na mistura, que pode chegar até 12% do valor total. Apesar da durabilidade que o estanho pode oferecer, o cobre conta com mais um elemento importante para garantir rigidez, resistência mecânica e evitar desgaste: o fósforo. A partir disso, dá-se origem ao que conhecemos como bronze fosforoso.

O bronze é uma das ligas metálicas mais antigas da história. Apesar de sua longa trajetória, ele continua sendo um dos mais populares membros da família da liga do cobre.

Acredita-se que o bronze surgiu por volta dos 5.000 a.C em razão da necessidade dos ferreiros em criar um material mais forte e volumoso, pois o cobre, por si só, possui uma textura “mole”, que não supria as necessidades da época.

No início, o bronze era muito utilizado para a fabricação de armas, estátuas, joias e medalhas. Nos dias de hoje, sua aplicação é mais diversa, estando presente nos navios, nos carros, nos instrumentos musicais e em tantos outros segmentos da indústria ou do cotidiano.

O fósforo é um elemento químico com alto potencial de oxidação que pertencente à família dos não metais. Em sua união com o estanho e o cobre é capaz de oferecer grandes vantagens para a fabricação de materiais. O uso do fósforo faz com que o bronze se torne mais resistente ao desgaste e endurecido.

O fósforo é o elemento menos abundante na composição do bronze fosforoso, podendo chegar a no máximo 1% em relação às outras matérias-primas.

O bronze fosforoso é muito utilizado por sua excelente usinabilidade e facilidade no processo de soldagem. Além disso, outro diferencial é sua resistência à corrosão e capacidade de conduzir eletricidade

O bronze fosforoso pode ter várias aplicações. Quanto mais fósforo o produto possui, mais resistente ele é a desgastes, e menor será a sua necessidade de lubrificação para conservação.

O bronze fosforoso pode ser utilizado para produção de: mancais, coroas, engrenagens, anéis de vedação, componentes de válvulas, elevadores, empilhadeiras, pontes rolantes, flanges e conexões, buchas para prensa e guias deslizantes.

A procura por produtos a base de bronze fosforoso se dá principalmente por seu potencial anticorrosivo, propriedades mecânicas e excelente resistência contra abrasão. As peças fabricadas a partir da matéria-prima podem ser feitas sob medida para atender a necessidade do consumidor. O uso dessa liga metálica é comum em: indústrias navais, químicas, alimentícias, para sistemas hidráulicos, equipamentos marítimos, entre outros.

E para você que precisa de um excelente bronze fosforoso, com qualidade e atendendo aos seus projetos, pense grande e invista em uma empresa que produza com qualidade a melhor liga de bronze, nesse caso confie na IPM Bronze, a melhor em toda região!

Deixe uma pergunta